MAIS NOTÍCIAS

IMG-20191111-WA0006.jpg
4.jpg

 08 a 11 Novembro 2019 

O projeto "Entrelaçando Artes" da Secretaria Municipal de Educação de Peruíbe é uma proposta de intercâmbio cultural entre os alunos e profissionais das escolas municipais e entidades conveniadas, que conduz à experiências transformadoras de ensino-aprendizagem. O projeto que este ano aconteceu no período de 08 a 11 de novembro, teve como tema "Era uma vez... Encene outra vez", contemplando desta vez o teatro.

Com a peça teatral "Socorro Peixinho", a Creche da Ação Social de Peruíbe fez suas apresentações nas EMEI's Vilza Alves Sodre e Douglas Anderson Toni e as recebeu em sua unidade para apresentações também.

Equipe gestora, professores, agentes de desenvolvimento infanto-juvenil, estagiários, funcionários de apoio operacional e administrativo transformaram os espaços da creche em momentos prazerosos de leitura.

 

23.jpg
27.jpg

 23 Agosto 2019 

A semana de 19 a 23 de agosto foi marcada pelo projeto "Leitura Em Toda Parte" na rede municipal de ensino de Peruíbe. Nesse evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, a Creche da Ação Social também garantiu sua participação desenvolvendo e valorizando o trabalho com a leitura desde a primeira infância.

Equipe gestora, professores, agentes de desenvolvimento infanto-juvenil, estagiários, funcionários de apoio operacional e administrativo transformaram os espaços da creche em momentos prazerosos de leitura.

Contação de histórias, manuseio de livros, teatro de sombras, fantoches, dramatizações de clássicos da literatura infantil foram algumas das atividades que envolveram nossos pequenos e futuros leitores.

Acesse o blog da Creche e veja o vídeo com trechos de algumas das apresentações.

45.jpg
44.jpg

 28 Junho 2019 

Na tarde de sexta-feira, 28 de Junho, a Creche da Ação Social recebeu pais de alunos para prestigiarem uma deliciosa festa junina, que contou com muita música, dança, brincadeiras e saborosas guloseimas. Alunos, pais, professores, funcionários, diretoria mantenedora da creche e a comunidade em geral participaram ativamente da festa. As crianças vestidas a caráter aproveitaram as brincadeiras tradicionais e fizeram duas apresentações de dança.

É sempre uma alegria realizar essa festa, que faz parte do calendário anual da creche. Todos os colaboradores que trabalham diariamente na creche abraçaram os preparativos e trouxeram muitas ideias e novidades para sua realização. Foi um momento rico em interações entre pais, alunos e educadores.

brincar.JPG

 30 Maio 2019 

Com o tema "O brincar que abraça a diferença", a Semana do Brincar na creche, em atendimento a Lei Municipal 16/2018, aconteceu entre os dias 21 e 28 de maio e propiciou às crianças desfrutar de muitas brincadeiras como território de convívio entre as diferenças. Afinal, as primeiras interações entre crianças acontecem durante vivências lúdicas. Crianças e adultos se divertiram muito brincando de roda, de circuito, tocando instrumentos musicais, brincando de casinha, carrinho, amarelinha, construindo bonecos com argila e muito mais. Nossa primeira Semana do Brincar foi sensacional!

48985050_1027777987418692_82340430534137

 20 Dezembro 2018 

Solidariedade e abundância marcaram a festa de encerramento do ano letivo da Creche da Ação Social de Peruíbe. Solidariedade das famílias que utilizam a creche e de cidadãos peruibenses que estenderam as mãos e doaram tudo o que precisávamos para a festa. Abundância de trabalho em equipe, amor ao próximo e vontade de fazer sempre o melhor. Entre muitas surpresas, as crianças e suas famílias ficaram encantadas com a chegada do Papai Noel.

3.jpg

 17 Dezembro 2018 

E chegamos ao fim de mais uma jornada com sucesso, a ediçao do projeto de 2018. Os adolescentes receberam a certificação das diversas oficinas. E para prestigiar esse momento contaram com a presença de seus familiares, da diretoria da instituição e de representante do CMDCA de Peruíbe. Parabéns a todos os formandos!!!

D1.jpg

 23 Novembro 2018 

Nesse dia abrimos as portas da creche e recebemos a comunidade para prestigiar nossa Exposição Cultural que marcou o final das atividades do projeto anual que teve como tema este ano "Bichinhos do Meu Jardim". Esse mesmo tema foi utilizado para trabalhar a música como fonte de expressão oral e corporal no projeto da Secretaria Municipal de Educação "Que Som é Esse?" e no projeto "Na Onda da Leitura", onde familiares e crianças embarcaram em viagens emocionantes cultivando o hábito da leitura em família

32.jpeg

 26 Outubro 2018 

Na semana de 22 a 26 de Outubro foi realizado o intercâmbio cultural entre as escolas municipais de Peruíbe finalizando a segunda edição do Projeto "Entrelaçando Artes", iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que mobiliza toda a rede, inclusive as entidades parceiras. Este ano privilegiando a Música com o tema "Que som é esse?", as crianças encantaram e entoaram várias músicas. Nossa creche participou das atividades e as turminhas fizeram lindas apresentações na creche e nas escolas que visitamos.

8.jpg
11.jpg

 22 Outubro 2018 

Buscando alertar os adolescentes sobre os perigos que a internet oferece e orientá-los sobre os cuidados que devem ter para navegar com responsabilidade e segurança, realizamos na última segunda-feira, dia 22, o quarto "Encontro de Adolescentes" deste ano cujo tema foi "Riscos na Internet".

Navegar na internet é maravilhoso. Conhecemos o mundo num clique, mas muitas vezes nos deparamos com situações ameaçadoras; afinal a internet é uma terra sem fronteiras e infelizmente também é lugar de pessoas mal-intencionadas.

Por isso, todo o trabalho de esclarecimento e orientação sobre navegação segura é muito importante para o público juvenil que está em plena fase de formação de conceitos e personalidade. 

Os cuidados com a exposição pessoal nas redes sociais, privacidade, preconceito e intolerância na rede, cyberbullying, foram alguns dos assuntos abordados no encontro.

creche.jpg

 28 Setembro 2018 

Atividades voltadas ao desenvolvimento do aprendizado das crianças no campo de experiência "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações promoveu muitas descobertas. As turmas da manhã se juntaram pra fazer uma atividade bastante prazerosa. Utilizando folhas e flores as professoras aguçaram a curiosidade e a criatividade das crianças para novas descobertas. Com o objetivo de trabalhar e explorar movimentos de preensão e manipulação,  explorando as propriedades de variadas folhas, as crianças das turmas da tarde realizaram diversas atividades para montar o lar das centopeias.

IMG_20180816_161847735.jpg

 16 Agosto 2018 

Através de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal da Educação e da Saúde aconteceu a campanha de vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo nas escolas. No dia 16 de agosto nossa creche recebeu os funcionários da Saúde para fazer a vacinação na criançada.  Essa ação contou com a participação dos pais e/ou responsáveis que estiveram presentes apresentando a Carteira de Vacinação e acompanhando os filhos no momento da aplicação das vacinas.

Na ocasião foi feita a atualização de vacinas protegendo também as crianças contra outras doenças.

8.jpg
06 (14).jpg

 16 Junho 2018 

Utilizando o documentário “Human” do cineasta Yann Arthus Bertrand, a professora Márcia da oficina de inglês proporcionou aos alunos uma atividade que os fez refletir sobre o futuro que queremos para nós, seres humanos e para o planeta.

Após assistirem ao documentário os alunos escolheram entre fazer um resumo do documentário explicitando seus entendimentos sobre os diversos temas abordados ou realizar recortes e desenhos em cartolinas como frases que expressassem o entendimento do grupo sobre o documentário. A iniciativa dessa atividade oportunizou aos alunos aprendizados de cidadania e de vida.

O documentário “Human” lançado em 2015, teve sua primeira projeção no Salão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em vez de estrear nos cinemas; servindo de porta-voz dos povos representados na ONU. Os testemunhos e imagens que o compõe traz a abordagem de quem nós somos hoje em dia, não só como comunidade, mas como indivíduos. Grandes problemas da humanidade como pobreza, guerra, imigração, consumismo, homofobia, entre outros, estão presentes no documentário.

Para assistir o documentário é só clicar no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=TnGEclg2hjg&list=PLdTvmFPBr0MmlhTVhP1Nncs3GADBCL7u8

IMG_20180518_150916745.jpg

 18 Maio 2018 

O Projeto Oi Galera esteve presente na Caminhada promovida pelo CMDCA de Peruíbe contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes. A iniciativa teve por objetivo alertar a população para esse problema, que precisa da atenção da sociedade, em função dos casos de exploração e abuso sexual que vem acontecendo em nosso país. Para fazer uma denúncia utilize o DISQUE 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, disponível em todo o país, ou ainda procure o Conselho Tutelar ou Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Adolescentes lutam por direitos sociais em Peruíbe

29 Março 2018 

Para a alegria das crianças de nossa creche, realizamos a comemoração da Páscoa com uma festinha cheia de brincadeiras e guloseimas.

O ponto alto da comemoração foi o momento em que nossos alunos receberam a visita do Rotary Clube de Peruíbe e do Colégio Monteiro Lobato de Peruíbe para entregar a cada criança um ovo de páscoa.

É muito bom podermos contar com esses parceiros que fazem a diferença na vida de nossas crianças e famílias.

Adolescentes lutam por direitos sociais em Peruíbe

25 Fevereiro 2018 

O processo de seleção para a conquista de uma vaga no Projeto Oi Galera foi bastante disputado este ano. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Peruíbe,  a instituição realiza o projeto ofertando as atividades inteiramente gratuitas, inclusive os materiais necessários para cada oficina tais como livros, apostilas, cadernos, entre outros. 

Serão atendidos este ano 100 adolescentes e os familiares que desejarem poderão participar de oficina de geração de renda (manicure /pedicure e de artesanato).

Adolescentes lutam por direitos sociais em Peruíbe

 07 Fevereiro 2018 

Em fevereiro iniciamos as aulas na creche e a fase de acolhimento exigiu de nossos profissionais atenção redobrada com os pequenos. Afinal quase tudo é novidade para eles: a ausência das pessoas com as quais convive; a convivência com outras crianças e adultos até então desconhecidos.

Conhecer bem essa criançada não foi fácil e para entender seus costumes e medos os educadores elaboraram e colocaram em prática várias atividades para que as crianças se sentissem seguras, cuidadas e protegidas.

Acesse o blog da creche e veja o que está sendo realizado com nossas turminhas.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - AÇÃO SOCIAL DE PERUÍBE - 2017

Desenvolvido por Fátima Monteiro